Tags

, , , , , , , , , , , , ,

Uma das opções gratuitas para o tratamento do alcoolismo é através dos Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS – AD). Em todo o Brasil há este tipo de unidade de saúde especializado no atendimento ao alcoolista. Entenda como funciona o tratamento para alcoolismo no CAPS a seguir.

Ao chegar a uma unidade, o alcoolista passa por um atendimento de acolhimento, onde irão conversar com o alcoolista para saber o histórico e as condições de saúde. Após esta avaliação que será definido o tipo de atendimento necessário para ele. Normalmente a primeira tentativa será através do modelo ambulatorial, sem que o alcoolista seja internado. Neste modelo de tratamento para alcoolismo no CAPS conta com atendimento de médicos, psicólogos e terapeutas. Também há reuniões e atividades em grupo.

Se durante o tratamento para alcoolismo no CAPS for avaliado que o dependente de álcool necessita de internação, é a própria unidade que faz a solicitação para locais credenciados pelo SUS para este tipo de atendimento. A família também pode procurar ajuda.

Para realizar o tratamento para alcoolismo no CAPS, basta levar os documentos pessoais até a unidade mais próxima. É possível saber mais detalhes clicando em: Centro de Atenção Psicossocial


Fonte: Alcoolismoonline.com.br